builderall

CAPOEIRA E SEU CAMINHO PARA O RECONHECIMENTO OLÍMPICO

A capoeira no Brasil não chegou totalmente formada na África. Ela se desenvolveu em solo brasileiro, e alguns dizem que foi reinventada aqui.
Desde os primeiros documentos que mencionam a capoeira, ela já apresentava características semelhantes às que conhecemos hoje.No entanto, passou por muitas transformações ao longo de sua história. Por isso, falar em "tradição" na capoeira exige cuidado: é importante especificar a qual momento da história estamos nos referindo.

 
A capoeira é uma forma de linguagem e, como qualquer língua, está sujeita a transformações ao longo do tempo.
Na segunda metade do século passado, a capoeira já era descrita como uma autêntica ginástica brasileira, graças aos seus diversos movimentos que proporcionam flexibilidade, força e equilíbrio. Não foi por acaso que foi reconhecida como o esporte nacional do Brasil.

 
Ao longo de sua história, a capoeira evoluiu de uma forma de combate marginalizada para uma disciplina acadêmica estudada em universidades no Brasil e no mundo.
 
É natural que, com essa jornada, a capoeira comece a ser considerada para inclusão como esporte olímpico oficial. Esse processo já está em andamento há algum tempo, embora ainda não tenha sido bem-sucedido.
No entanto, acreditamos que é apenas uma questão de tempo até que a capoeira chegue ao cenário olímpico. O reconhecimento como esporte olímpico é um passo natural em sua progressão.

 
Em vista das tentativas frustradas do passado de obter reconhecimento olímpico, a Federação Internacional de Capoeira (ICF) está renovando esse esforço, com o único objetivo de alcançar esse marco tão esperado.
 
A capoeira merece esse reconhecimento. Sua diversidade estrutural — combinando luta, jogo e dança — a torna excepcionalmente qualificada.
Sabemos que o caminho pode ser longo e cheio de desafios, mas isso é esperado. É apenas uma questão de tempo.